* *

Número de famílias endividadas chega a 60,7%, aponta pesquisa

Caso você tenha sofrido com as práticas abusivas cometidas por empresas que compõem o sistema financeiro nacional, entre em contato com a ANDIF

Por: Redação ANDIF - Publicação: 05/09/2018
Imagem de Número de famílias endividadas chega a 60,7%, aponta pesquisa

Foto: divulgação

O percentual de famílias no Brasil com algum tipo de dívida teve alta pelo segundo mês consecutivo, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada nesta quarta-feira (5).

De acordo com o levantamento, o endividamento atingiu 60,7% das famílias em agosto, uma alta de 0,9 pontos percentuais em relação a julho.

Na comparação com agosto do ano passado, no entanto, houve queda no percentual de famílias endividadas. Na ocasião, o indicador alcançou 61,2% do total de famílias. O indicador considera dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Inadimplência em alta

O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso, ou seja, que estão inadimplentes, também aumentou em agosto na comparação com o mês imediatamente anterior, de 23,7% a 23,8% do total. No confronto com o mesmo mês do ano passado, porém, houve queda do percentual de famílias inadimplentes - havia 25,9% do total de famílias nesta condição em agosto de 2017.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes também aumentou de 9,4% em julho para 9,8% agosto de 2018, apresentando queda, porém, em relação aos 10,6% de agosto de 2017.

Cartão de crédito

A pesquisa revela que o cartão de crédito segue como o maior vilão do endividamento familiar. Do total de famílias endividadas, 76,8% disseram ter débitos com o cartão de crédito.

Em segundo lugar, os carnês aparecem como principal dívida, atingindo 14,2% das famílias endividadas. Em terceiro lugar aparece o financiamento de carro, para 10,4% dos entrevistados.

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010.

 

Serviço

Caso você tenha sofrido com as práticas abusivas cometidas por empresas que compõem o sistema financeiro nacional, entre em contato com a ANDIF pelo telefone (11) 3106-1537 ou pelo e-mail: defendase@andif.com.br. As orientações são gratuitas.

A ANDIF atende em várias áreas: cobranças indevidas, inclusão indevida de nomes em cadastros de restrição ao crédito vítima de golpes virtuais/seguradoras  Renegociação de dívidasÁreas criminal, cível e trabalhista

*Com informações do G1

 



Notícias Relacionadas

Novembro Azul: ANDIF apoia mês de combate e conscientização do câncer de próstata

01/11/2018 -

Esse tipo de câncer é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens

Dia Mundial da Poupança: ANDIF dá dicas para economizar

01/11/2018 -

Data foi celebrada em 31 de outubro

ANDIF informa quando você deve ou não informar seus dados pessoais

26/10/2018 -

Nova Lei de proteção dos dados foi sancionada em agosto, mas entra em vigor em fevereiro de 2020

+ Notícias

Redes Sociais

Atendimento ao Consumidor

Empresas

Baixe Gratuitamente

Projeto: Mídia Consulte