* *

IR 2018: Receita manda cartas para contribuintes corrigirem erros e evitar malha fina

As cartas somente são enviadas a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados pela fiscalização da Receita

Por: Redação ANDIF - Publicação: 05/10/2018
Imagem de IR 2018: Receita manda cartas para contribuintes corrigirem erros e evitar malha fina

Foto: divulgação

A Receita Federal começou a enviar cartas a 383 mil contribuintes em todo o país para corrigirem erros nas declarações do Imposto de Renda (IR) 2018.

De acordo com o Órgão, essas declarações apresentaram indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras.Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

As cartas somente são enviadas a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados pela fiscalização da Receita.

Para saber a situação da declaração (DIRPF) apresentada, é preciso consultar as informações disponíveis no site da Receita, serviço "Extrato da DIRPF", utilizando código de acesso ou certificado digital. 

A declaração retida em alguma malha da Receita apresenta sempre mensagem de "pendência". Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.

Em 2018, a Receita Federal recebeu 29.269.987 declarações do IR dentro do prazo legal , número acima da expectativa inicial de receber 28,8 milhões. No ano passado, 747 mil documentos ficaram presos na malha fina por inconsistências nas informações fornecidas à Receita.

* Com informações do Destak 

 



Notícias Relacionadas

Imposto de renda: Segundo lote das restituições é liberado

17/07/2018 -

O crédito está disponível para mais de 3,3 milhões de contribuintes

+ Notícias

Redes Sociais

Atendimento ao Consumidor

Empresas

Baixe Gratuitamente

Projeto: Mídia Consulte