* *

Em meio à crise, brasileiros retiram dinheiro da poupança para cobrir contas do dia-a-dia

Segundo levantamento da FGV, 13,3% já recorreram às reservas

Por: Redação ANDIF - Publicação: 25/07/2018
Imagem de Em meio à crise, brasileiros retiram dinheiro da poupança para cobrir contas do dia-a-dia

Foto: Reprodução

Com cerca de 13,2 milhões de desempregados no Brasil, fica cada vez mais difícil apgar as contas e muitos brasileiros tem recorrido às pequenas reservas que tem guardada na poupança.

Segundo levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas), 13,3% dos brasileiros que têm alguma reserva já a estão queimando para pagar as contas do dia a dia.

O percentual é referente a junho – os dados de julho estão programados para ser divulgados hoje. A parcela já foi maior neste ano (em março chegou a 14,1%), e chegou até a um leve recuo em abril (para 12,9%), mas desde então vem crescendo.

Entre os mais pobres, a situação é ainda pior: entre quem ganha até R$ 2,1 mil, 8,2% usaram reservas para despesas e 15,1% se declararam endividados. No outro extremo, entre os ganham acima de R$ 9,6 mil, 16,1% usaram as economias próprias, mas apenas 3,7% tinham dívidas.

Desemprego e pessimismo

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), junho terminou com 661 postos de trabalho a menos – marcando o primeiro desempenho negativo na criação de empregos com carteira assinada neste ano.

Esse resultado é um agravamento da situação vista em maio – quando houve geração líquida de 33.659 empregos (número mais fraco do ano até então).

Além disso, o brasileiro ficou mais pessimista em junho tanto sobre a situação atual da economia (71,8 pontos, menor nível desde setembro de 2017) quanto para os próximos meses (90 pontos, menor nível desde agosto de 2017).
 

*Com informações do Destak 

 



Últimas Notícias

ANDIF vence ação contra HSBC por cobrança abusiva

19/10/2018

Caso você tenha sofrido com as práticas abusivas cometidas por empresas que compõem o sistema financeiro nacional, entre em contato conosco

Facebook envia mensagens aos usuários brasileiros que tiveram contas invadidas

19/10/2018

29 milhões de pessoas foram afetadas por problema de segurança de dados na rede

+ Notícias

Redes Sociais

Atendimento ao Consumidor

Empresas

Baixe Gratuitamente

Projeto: Mídia Consulte