* *

Crise afeta 15 milhões de famílias brasileiras em 2018, aponta pesquisa

Principais fatores são queda de renda, inadimplência e desemprego

Por: Redação ANDIF - Publicação: 16/11/2018
Imagem de Crise afeta 15 milhões de famílias brasileiras em 2018, aponta pesquisa

reprodução/google

Mais 15 milhões de famílias brasileiras  passaram a enfrentar desemprego, inadimplência ou dificuldades orçamentárias, neste ano, segundo levantamento o 360º Consumer View, realizado anualmente pela Nielsen, empresa que estuda consumidores em mais de 100 países.

Segundo a pesquisa, o total de domicílios impactados pela crise subiu para 27 milhões neste ano, pouco mais da metade do universo total de 53 milhões de famílias pesquisadas. O levantamento, porém, não considera todo o território brasileiro. Segundo a Nielsen, a região Norte ficou de fora do estudo.

O levantamento aponta também que o número de lares que entraram em crise neste ano superou a parcela daqueles que deixaram as dificuldades para trás, Isso reforça, na visão da Nielsen, um cenário de "looping" (famílias entrando e saindo da crise) que gera "incertezas e dificuldades de forma mais duradoura".

De acordo com o Consumer 360º, esses lares que estão em um ciclo vicioso: têm nível socioeconômico médio, com crianças e são impactados pelo desemprego e queda na renda.

Mudança no consumo

Esse cenário resultou no surgimento de um novo tipo de consumidor no Brasil.  Dentro do grupo das famílias que entraram na crise, 38% passaram a trocar de marcas, 22% reduziram os gastos, 67% estão endividados no cartão de crédito, 12% recorreram ao crédito consignado.

Serviço

Caso você tenha sofrido com as práticas abusivas cometidas por empresas entre em contato com a ANDIF pelo telefone (11) 3106-1537 ou pelo e-mail: defendase@andif.com.br.

A ANDIF atende em várias áreas: cobranças indevidas, inclusão indevida de nomes em cadastros de restrição ao crédito vítima de golpes virtuais/seguradoras  Renegociação de dívidas Áreas criminal, cível e trabalhista.

 

* Com informações do Destak



Notícias Relacionadas

Maior despesa das famílias brasileiras é com pagamento de juros aos bancos

25/07/2018 -

Só em 2017, foram R$ 354,8 bilhões transferidos da renda dos trabalhadores para as instituições financeiras

+ Notícias

Redes Sociais

Atendimento ao Consumidor

Empresas

Baixe Gratuitamente

Projeto: Mídia Consulte