Foto: divulgação
A Black Friday, sexta-feira com desconto “arrebatadores” que abre a temporada do Natal, está chegando no Brasil. A data oferece grande número de anúncios promocionais será celebrada no país nesta sexta-feira (23). Diante disso, o portal ANDIF dá dicas para evitar as armadilhas e dívidas. Confira a seguir:
Pesquise
A primeira é dica é fundamental. Muitas empresas maquiam o preço para que o produto pareça mais barato. Ou seja, sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta. Essa prática é considerada publicidade enganosa e o estabelecimento pode ser penalizado.
Existem maneiras de evitar esse tipo de prática. Uma delas é visitar sites e lojas diferentes com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Faça um print screen (foto da tela do computador ou celular) ou guarde o folheto do produto, valor, e data que foi feita a pesquisa. Assim você pode atestar se a oferta realmente vale a pena.
Faça uma lista
Para não gastar mais do que pode, a dica é fazer uma lista de produtos que precisa e que gostaria de comprar. Assim, saberá exatamente quanto da sua renda estará comprometida. Outro ponto importante é tentar estabelecer um limite de gastos para não se endividar.
Compra pela internet
Pesquisa a idoneidade da loja. Certifique-se de que a empresa existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Além disso, ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso esteja visível, provavelmente a loja é segura.
Procure evitar sites que só aceitam pagamento via boleto, pois além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, você não conseguirá reaver o valor pago.
Promoções por e-mail
Tome cuidado! Golpistas utilizam e-mails inexistentes e domínios que, embora pareçam com o original, não têm relação com a empresa da suposta oferta. Além disso, desconfie de preços muito abaixo da média.
Serviço
Caso você tenha sofrido com as práticas abusivas cometidas por empresas entre em contato com a ANDIF pelo telefone (11) 3106-1537 ou pelo e-mail: defendase@andif.com.br.
A ANDIF atende em várias áreas: cobranças indevidas, inclusão indevida de nomes em cadastros de restrição ao crédito vítima de golpes virtuais/seguradoras Renegociação de dívidas Áreas criminal, cível e trabalhista.
*Com agências
Tags: #black friday #compras #andif
![]() ANDIF vence ação contra HSBC por cobrança abusiva dívida24/01/2019 - Caso você tenha sofrido com as práticas abusivas cometidas por empresas que compõem o sistema financeiro nacional, entre em contato conosco |
![]() |
![]() ANDIF vence ação por dano material contra a agência de viagens Decolar18/01/2019 - O sócio J.G.A recebeu indenização no valor de R$ 14.119,12 (quatorze mil cento e dezenove reais e doze centavos) |