* *

Acessar rede de wi-fi gratuita requer cuidados

Uma rede livre com um nome amigável, não significa que ela seja confiável. Confira algumas dicas para navegar sem se preocupar

Por: Redação ANDIF - Publicação: 03/07/2018
Imagem de Acessar rede de wi-fi gratuita requer cuidados

Freepik

Atualmente, diversos estabelecimentos públicos como restaurantes, pontos turísticos e até mesmo parques oferecem wi-fi gratuito. Essa prática ajuda a economizar a franquia da internet, em alguns casos, quando a conexão não está boa, mas navegar por essas redes é seguro? Confira a seguir algumas dicas para acessar o wi-fi público sem se preocupar:

Atenção as redes completamente abertas   

Uma rede livre com um nome amigável, não significa que ela seja confiável. Procure verificar quem está provendo do acesso à internet. No entanto, isso não significa que redes com uma senha padrão  também não possam ser vulneráveis.

Evite fazer operações financeiras

Os apps dos bancos tem um nível de segurança razoável, mas isso não significa que estejam completamente descartados os riscos de ter os dados interceptados. O ideal  é abrir mão de poupar a franquia de internet móvel e usar a própria conexão do celular.

Ative a verificação em duas etapas

Esse procedimento requer que além das credenciais do login, seja informado um código de acesso gerado aleatoriamente. Isso significa que mesmo quando os dados pessoais forem coletados por criminosos, eles precisarão informar o código de segurança. Geralmente esse código é gerado através do app de autenticação ou enviado por mensagem de SMS.

Desabilite o compartilhamento de arquivos

Quando estiver usando um notebook, é recomendável desabilitar o compartilhamento de arquivos na rede. Essa opção não vem habilitada como padrão, mas é uma configuração comum quando o computador precisa trocar arquivos numa rede privada. Quando essa porta de acesso está aberta, arquivos pessoais podem ser acessados sem autorização por terceiros. E por esse motivo, deve ser a primeira providência a ser tomada antes de começar a navegar numa rede de desconhecidos.

 

* Com informações do G1



Últimas Notícias

Projeto de Lei garante 20% de vagas nas Universidades Federais para idosos

14/09/2018

Existiam cerca de 150 mil vagas ociosas nas redes federal e estaduais de ensino superior

Setembro Amarelo: ANDIF apoia Campanha de Combate ao Suicídio

14/09/2018

A depressão, transtornos mentais, envolvimento com drogas, violência doméstica, abuso sexual, bullying e intolerância são as principais causas

"Divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário", destaca ANDIF

14/09/2018

No Brasil, setembro é considerado o mês de luta pela inclusão social da pessoa com deficiência, e no dia 21 é comemorado o dia nacional da pessoa com deficiência

+ Notícias

Redes Sociais

Atendimento ao Consumidor

Empresas

Baixe Gratuitamente

Projeto: Mídia Consulte