* *

Confira as dicas da ANDIF para se prevenir dos crimes online

Já foram vítimas de hackers órgãos e corporações internacionais como o FMI, a CIA, o Senado Americano, Sony e a Visa.

Publicação: 14/09/2011
Imagem de Confira as dicas da ANDIF para se prevenir dos crimes online

O Brasil é o segundo país que mais sofre com ataque cibernéticos, perdendo o primeiro lugar para a China. É o que revela uma pesquisa da Symantec, empresa que desenvolve produtos de segurança para a internet.
Segundo o estudo, 76% dos usuários foram vítimas de roubo de dados, o Brasil também é o quarto país de onde mais são originados ataques virtuais, atrás apenas de Estados Unidos, China e Alemanha.
Recentemente, os portais do governo brasileiro foram vítimas de ataques de hackres, destacando entre eles, a presidência da República, Receita Federal e Portal Brasil, que ficaram fora do ar por cerca de uma hora.
Também já foram vítimas destes criminosos órgãos e corporações internacionais como o FMI, a CIA, o Senado Americano, Sony e a Visa. O Banco CitiGroup comunicou que este ano teve U$ 27 milhões em prejuízo, aproximadamente 3.400 clientes tiveram seus cartões clonados. E também, praticamente 1,5% das contas foram acessadas por hackers nos Estados Unidos.
A melhor forma de prevenir contra os ataques dos hackers é a informação. O Instituto Andif mostra a seguir algumas dicas de como se proteger quando acessar os dados bancários na internet. Confira:


Dicas de acesso para navegar no seu Internet Baking
1 - Minimize a página: se o teclado virtual for minimizado também, está correto, no entanto, se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle em nada.

2 - Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.  

3 - Sempre que entrar no site do banco verifique se no rodapé da página parece o ícone de um cadeado. Clique duas vezes sobre esse ícone e uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar duas vezes sobre ele, nada irá acontecer.


Agência ANDIF
Assessoria de Comunicação (até 08/2014): Mídia Consulte

Editora:Viviane Barbosa Mtb 28121
Redação: defendase@andif.com.br/ jornalismo@midiaconsulte.com.br
Siga-nos: www.twitter.com/institutoandif

 

 

Redes Sociais

Atendimento ao Consumidor

Empresas

Baixe Gratuitamente

Projeto: Mídia Consulte