Webmail

* *

Terceira Idade
Todos os direitos conquistados pela 3ª Idade no Brasil
Imagem de Terceira Idade

 

Hoje, há 15 milhões de brasileiros com mais de 60 anos de idade no país. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão quase 23 milhões de idosos ao final das duas próximas décadas.  Apesar dos benefícios conquistados são comuns os casos de maus-tratos. Abaixo seguem os principais direitos do idoso:
 
  • Atendimento prioritário em repartições e serviços públicos, instituições bancárias e outros serviços (Lei nº 10.048/00).
  • Receber medicamentos, órteses e próteses necessárias à recuperação e reabilitação da saúde do idoso (Decreto nº 1.948/96 e Lei n° 8.842/94).
  • São crimes sujeitos à punição a negligência, o desrespeito, as agressões físicas e verbais e a apropriação dos rendimentos como pensão (Lei n° 5.478/68).
  • Alternativas habitacionais adequadas para a população idosa identificada (Decreto no 1.948/96). Em alguns estados, os direitos dos idosos foram ampliados para assegurar benefícios como isenção na taxa de incêndio; isenção no imposto territorial urbano (IPTU) sobre imóvel utilizado como residência por contribuintes maiores de 65 anos com renda mensal de até três salários mínimos; descontos na compra de medicamentos e em programas culturais.
  • Ninguém pode ser impedido de participar de planos de saúde privados por causa de idade ou doença. A mensalidade do plano da pessoa com mais de 70 anos não pode custar seis vezes mais do que a menor mensalidade cobrada pelo mesmo plano (Lei nº 9.656/98).
  • Amparo e assistência obrigatória pelos filhos maiores, na velhice, na pobreza e quando estiverem doentes (Constituição federal).
  • Atendimento preferencial em hospitais e postos de saúde; direito a ser vacinado anualmente contra gripe e pneumonia; direito de ter acompanhante em caso de internação pelo Sistema Único de Saúde e de ser informado sobre a prevenção e controle da osteoporose (Decreto nº 1.948/96; Lei n° 8.842/94; Portaria nº 280/99 do Ministério da Saúde).
  • Garantia de assistência social às pessoas com mais de 67 anos cuja renda familiar não ultrapasse ¼ do salário mínimo e que sejam incapazes para o trabalho (Decreto nº 1.744/95).
  • Transporte público gratuito para quem tem 65 anos ou mais (Constituição federal).
  • Atendimento preferencial na tramitação de processos judiciais aos idosos com 65 anos ou mais; direito ao cumprimento de pena em estabelecimento diferenciado (Constituição federal e Lei nº 10.173/01).
  • Direito à participação na comunidade, defesa de sua dignidade, bem-estar, direito à vida e à igualdade (Constituição federal e Lei nº 8.842/94).
Fonte: defendase@andif.com.br
 

 


Leia mais

Baixe Gratuitamente

Redes Sociais

Projeto: Mídia Consulte