* *

Novo golpe no WhatsApp oferece camisa oficial da seleção brasileira

Mensagem falsa traz riscos aos aparelhos

Publicação: 05/06/2018
Imagem de Novo golpe no WhatsApp oferece camisa oficial da seleção brasileira

Reprodução

Com a proximidade da Copa do Mundo, os cibercriminosos estão aplicando um novo tipo  de golpe nos usuários de WhatsApp: uma camisa oficial  da seleção brasileira grátis.

A mensagem falsa diz que quem compartilhar o link recebido, com pelo menos 30 usuários do aplicativo, receberá o item gratuitamente. Após compartilhar, a vítima é orientada a  clicar em um link, que o leva a várias páginas externas, que servem apenas para que aplicativos sejam instalados no aparelho.

Segundo especialistas, esses aplicativos de origem duvidosa podem trazer problemas, que resultam na exibição propagandas no dispositivo em qualquer momento.

A mensagem também está sendo espalhada por notificações em navegadores como Google Chrome e Firefox.

Sistemas

Com os aparelhos de usuários do sistema iOS, o golpe irá solicitar que sejam instalados uma série de aplicativos. Quanto mais aplicativos instalados, maior será o lucro de quem criou o golpe. No entanto, a vítima não será afetada financeiramente pelo sistema.

Já nos casos de sistemas Android, será solicitada a instalação de um aplicativo. Essa ferramenta tem origem maliciosa, o que irá infectar o celular. O usuário passará a receber alertas de propagandas de forma instantânea, sem nem mesmo ter clicado em algo, prejudicando o funcionamento do aparelho.

Precauções

Especialistas alertam que caso tenha caído no golpe, é importante baixar um antivírus para o celular e realizar uma checagem completa, para verificar a existência de malwares.

Outra dica importante para não cair em armadilhas é que antes de clicar ou compartilhar qualquer mensagem recebida, cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa.

 

*Com informações do O Globo 



Últimas Notícias

Proteção dos Dados: “Nos últimos 30 anos, essa é a primeira Lei aprovada que tem real peso na vida do cidadão”, destaca presidente da ANDIF

15/08/2018

Para que o cidadão não seja alvo e vitima de empresários gananciosos é absolutamente necessário ainda, a implementação de Lei que discipline a atuação das empresas, ressalta Donizét

Compra com dois cartões de crédito pode levar o consumidor ao superendividamento

15/08/2018

O mais indicado é quitar as compras já existentes no cartão para aumentar o limite de crédito disponível até que o valor seja suficiente para realizar a aquisição

Aposentadoria: Metade dos brasileiros não planeja futuro e conta apenas com o INSS

15/08/2018

Levantamento aponta que dois em cada dez brasileiros (21%) apostam em outras formas de sustento na velhice

+ Notícias

Redes Sociais

Atendimento ao Consumidor

Empresas

Baixe Gratuitamente

Projeto: Mídia Consulte