Webmail

* *

História
Uma equipe séria que luta há 16 anos pelos seus direitos
Imagem de História

Fundado em 16 de junho de 1997, o Instituto Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro (ANDIF) presta assessoria especializada na área de direito bancário e defesa do consumidor para as pessoas (física e jurídica) lesadas pela cobrança abusiva das altas taxas de juros, multas e encargos cobrados impunemente pelas instituições financeiras, empresas de leasing e administradoras de cartões de crédito. (foto: corpo jurídico do Instituto- crédito: Jéssica Lemos/Mídia Consulte)
A entidade também atende consumidores lesados por agiotas e empresas de factoring/fomento mercantil e esclarece como negociar o pagamento de dívidas causadas e/ou agravadas pela cobrança de juros; orienta como proceder para retirar o nome da lista de restrição ao crédito da SERASA e do SPC, e ainda realiza cálculos periciais para apurar se o valor cobrado pela instituição credora é legal.
Com a finalidade de prestar atendimento às empresas, a entidade assinou contrato de parceria, em fevereiro de 2000, com a FIESP/CIESP e também recebe encaminhamentos do Procon-SP.

Motivos para se associar
A entidade é uma Organização Não Governamental reconhecida por uma das mais respeitadas e renomadas entidades de defesa do consumidor, o PROCON. O Instituto representa cerca de 10 mil associados em todo o País e, desde a fundação, foram movidas mais de 55 mil ações judiciais contra instituições financeiras, seguradoras, administradoras de cartões de crédito e factorings.
Há 16 anos atuando no Brasil, o Instituto Andif ajuda os consumidores a se conscientizarem e a defenderem seus direitos contra as práticas abusivas cometidas pelas empresas que compõem o sistema financeiro nacional.

Sigilo de informações
O primeiro momento que marcou a luta da entidade em trazer melhorias aos consumidores, aconteceu em 2001, quando o Instituto ANDIF denunciou ao Ministério Público de São Paulo, que dados cadastrais de contribuintes da Receita Federal estavam sendo utilizados indevidamente por bancos privados e administradoras de cartões de crédito. Os cadastros estavam sendo repassados à Serasa que vendia as informações para empresas do setor financeiro, o que vai contra a Constituição, que garante pleno sigilo sobre informações contidas nas declarações de Imposto de Renda. Na época, o Ministério Público acatou o requerimento de investigação do Instituto Andif e moveu três ações civis contra a empresa.

Campanha contra agiotagem
Outro momento marcante foi a Campanha Nacional “Denuncie: Agiotagem é crime!”. Na época, a entidade distribuiu uma cartilha (disponível no site) que traz informações e dicas para que o consumidor não seja lesado por agiotas. A Campanha se tornou uma bandeira de luta permanente da entidade.

Legislação específica
Atualmente, o Instituto ANDIF está organizando um abaixo-assinado em defesa da criação de uma legislação federal que discipline, fiscalize e puna as instituições financeiras e as empresas de seguro que desrespeitam e/ou lesam os consumidores. Após a coleta do maior número de assinaturas possível, a entidade entregará o documento ao Congresso Nacional e à presidência da República.

Faça parte da nossa família! Não fique só, fique sócio da ANDIF!
A entidade lançou uma Campanha permanente de associação, que visa fortalecer os trabalhos na defesa dos direitos. Hoje, a ONG se tornou um instrumento importante de conscientização dos direitos, principalmente nas áreas de direito bancário e defesa do consumidor, em todo o País, tornando-se referência de fonte para os meios de comunicação.
Ao longo da sua fundação, o Instituto ANDIF tem ajuizado ações individuais e coletivas que beneficiaram diversos consumidores, conquistando vitórias tais como: ações de danos morais, cobranças indevidas, renegociação de dívidas, inclusão indevida de nomes em cadastros de restrição ao crédito, combate a golpes virtuais/seguradoras entre outros
Para que a luta da ANDIF continue forte e aguerrida é fundamental que os consumidores se associem! Mais informações, envie-nos um e-mail: defendase@andif.com.br


Leia mais

Baixe Gratuitamente

Redes Sociais

Projeto: Mídia Consulte